Marco Aurélio pede urgência em votação no Supremo sobre extinção de co

02/05/2019

RIO - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)Marco Aurélio Mello pediu que a Corte decida com urgência sobre a extinção dos conselhos sociaisque integram a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e do Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), criados pela ex-presidente Dilma Rousseff .

A decisão é favorável a uma ação de inconstitucionalidade apresentada pelo PT contra um decreto assinado pelo presidenteJair Bolsonaro em abril. A legenda pede para que a medida seja suspensa. A inclusão do tema na pauta do Supremo dependerá do presidente Dias Toffoli .

A decisão de extinguir os conselhos foi registrada em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro durante a solenidade que marcou os 100 primeiros dias de governo. Na ocasião, o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) disse que os conselhos são um resquício das administrações anteriores e tiveram "como gênese a visão ideológica" das gestões passadas. A meta do governo era diminuir o total de colegiados de 700 para 50. Para isso, eles foram convocados a justificar sua eficiência junto ao Executivo no prazo de 60 dias sob pena de eliminação.

No texto da liminar, Marco Aurélio diz que considera a urgência da causa demonstrada pelo próprio decreto assinado por Bolsonaro em 12 de abril. No artigo 5º do decreto 9.759/2019, ficou estabelecido que os conselhos serão extintos até 28 de junho deste ano.

Na abertura da ação, o PT indicou que caso a decisão do governo entre em vigor serão extintos colegiados como o Conselho de Recurso do Sistema Financeiro Nacional (CRSN), a Comissão Nacional da Biodiversidade (CONABIO), a Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), entre outros. Para a legenda, a consequência desse processo seria um "retrocesso vedado pela ordem constitucional"

Fonte: o Globo

0 Comentários

Adicione um comentário

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


AutoDJ

Gospel Mix

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Anderson Freire

Raridade

02.

Bruna Karla

Advogado Fiel

03.

Antonia Gomes

Fica Tranquilo

04.

Ariely Bonatti

Quero Almas

05.

Amanda Wanessa

Eu cuido de ti

Anunciantes